AEROPORTO DE VIRACOPOS SE PREPARA PARA RECEBER 266,5 MIL PASSAGEIROS NO PERÍODO DE CARNAVAL

February 9, 2024

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), deve receber 266,5 mil passageiros entre os dias 09/02 (sexta-feira) e 15/02 (quinta-feira) por causa do feriado de Carnaval. No mesmo período de sete dias estão previstos 1.882 pousos e decolagens de aeronaves de passageiros.









Os dias de maior movimento de passageiros neste período devem ser registrados nesta sexta-feira (09/02), com 41,5 mil pessoas, na quarta-feira (14/02), com 40,3 mil, e na quinta-feira (15/02), com 42,7 mil pessoas embarcando ou desembarcando pelo terminal.


Já a movimentação de pousos e decolagens deve ser mais intensa nesta sexta-feira (09/02), com 304 voos, no sábado (10/02), com 295 movimentos, e na quinta-feira (15/02), com 301 voos.


O horário de maior movimento de pessoas nesta sexta-feira (09/02) deve ser registrado entre 17h e 23h50. Já nos dias de retorno do feriado, os horários de maior movimento de passageiros devem ser registrados entre 5h e 10h, tanto na quarta-feira (14/02) quanto na quinta-feira (15/02).


Entre os destinos mais procurados estão as capitais do Nordeste, Centro-Oeste e do Norte do país, além de Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Vitória, cidades do interior de São Paulo, além de Forte Lauderdale (EUA), Orlando (EUA), Lisboa (POR) e Paris (FRA).


A operação especial dos feriados prolongados conta com o aumento no número de colaboradores, como atendimento aos passageiros (Posso Ajudar?), segurança, manutenção, limpeza e plantão gerencial. As lojas, cafés, lanchonetes e restaurantes espalhados pelo aeroporto também se preparam para o aumento da demanda previsto para os dias de pico de passageiros.


Carnaval no saguão


Nesta sexta-feira (09/02), o saguão do aeroporto contará com uma apresentação itinerante do Instituto Anelo com temas especiais de Carnaval. A apresentação terá início na Praça de Alimentação, às 12h, e promete levar o espírito festivo da folia para todos os cantos do terminal. Os viajantes poderão ser envolvidos pelo ritmo das marchinhas de Carnaval, proporcionando uma experiência animada enquanto aguardam seus voos.


Voos internacionais


Estão previstos 60 pousos e decolagens de voos internacionais no período de sexta-feira (09/02) a quinta-feira (15/02), sendo 30 de chegada e 30 de partida.


Os 60 voos internacionais de chegada e de partida devem transportar 1,8 mil passageiros pelo terminal internacional, sendo que os dias de maior movimentação deve ser registrado no sábado (10/02), com 2.510 pessoas embarcando ou desembarcando do exterior, e na quinta-feira (15/02), com 2.517 passageiros.


202 voos cargueiros


Além do movimento intenso de 1.882 aeronaves de passageiros na pista, também estão previstos para o mesmo período mais 202 pousos e decolagens de aeronaves cargueiras de 15 companhias aéreas nacionais e internacionais que, somados aos voos de passageiros, totalizam 2.084 voos entre os dias 09/02 e 15/02.


Voos da madrugada 


A Azul Linhas Aéreas informou que terá, pela primeira vez, operações adicionais na madrugada durante o Carnaval, com 42 voos a partir de ou para o Aeroporto de Viracopos, o principal hub da companhia, entre os dias 9 e 10 de fevereiro.


Segundo a companhia, o objetivo é atender a alta procura de voos para o feriado do Carnaval e oferecer mais uma oportunidade para quem ainda não conseguiu se planejar para o período. O aumento na oferta tem a importante parceria da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, responsável pela administração do Aeroporto Internacional de Viracopos.


Para quem quiser aproveitar a folia, a Azul terá voos extra durante a madrugada para os seguintes 18 destinos de Norte ao Sul do país: Salvador (BA), Recife (PE), Uberlândia (MG), Curitiba/São José dos Pinhais (PR), Chapecó (SC), Vitória (ES), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Rio de Janeiro/Galeão (RJ), Belém (PA), Brasília (DF), Londrina (PR), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Goiânia (GO), Ribeirão Preto (SP), São José do Rio Preto (SP) e Bauru (SP).


Fonte: https://www.viracopos.com/pt_br/noticias


Parágrafo Novo

Por ffreitas 9 de setembro de 2025
Foram analisadas mais de três mil empresas exportadoras dos setores da agropecuária e das indústrias extrativa e de transformação Compartilhe: Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApplink para Copiar para área de transferência Empresas brasileiras que passam a exportar aumentam, em média, 37,6% o número de empregados. É o que revela o estudo “Efeito aprendizagem nas exportações: como a inserção internacional transforma as empresas brasileiras”, elaborado pela Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Secex/MDIC). O levantamento confirma que a entrada no mercado internacional tem impacto direto sobre a geração de empregos formais. O estudo, que analisou dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e da Secex entre 2010 e 2019, mostra que os efeitos positivos são consistentes ao longo do tempo e se mantêm para empresas de diferentes portes, que atuam em diversos setores da economia e exportam para diferentes mercados. Embora o salário médio não tenha apresentado variação estatisticamente significativa, o aumento no número de contratações fez com que a massa salarial total das exportadoras crescesse proporcionalmente mais. Além disso, uma amostra de empresas ativas em 2011 e 2018 revelou que trabalhadores que permaneceram nas mesmas empresas tiveram aumentos salariais médios mais expressivos do que os de empresas não exportadoras: 31,9% nas exportadoras, contra 29,2% nas não exportadoras. O estudo considerou o chamado efeito de “autosseleção”, a tendência de empresas mais produtivas se tornarem exportadoras, e confirmou que há um ganho real de emprego associado ao fato de passarem exportação. Amostra Foram analisadas mais de três mil empresas exportadoras dos setores agropecuário, extrativo e de transformação. Setores ligados a serviços, comércio e construção civil foram excluídos por não terem como atividade principal a produção de bens para exportação. A amostra incluiu apenas empresas com, pelo menos, cinco empregados em todos os anos, garantindo maior consistência à análise. A análise também dialoga com o relatório “Perfil das Firmas Exportadoras Brasileiras”, publicado pela Secex em 2023, que mostra que as empresas exportadoras são maiores, mais qualificadas e pagam salários mais altos do que as não exportadoras — mesmo dentro do mesmo setor e porte. Os novos resultados do estudo apontam que o ato de exportar possui papel fundamental nas diferenças relacionadas ao tamanho das empresas, reforçando que políticas de promoção às exportações têm potencial para impulsionar a geração de emprego formal no país. Para acessar os dados oficiais de comércio exterior, clique aqui. Para conhecer outros estudos da SECEX, clique aqui. Categoria Empresa, Indústria e Comércio 
5 de setembro de 2025
MARQUE EM SUA AGENDA. DIA 15 DE SETEMBRO ÀS 14H00 NA CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPINAS. NOMES IMPORTANTES DO SETOR EXPONDO OS RISCOS E OPORTUNIDADES. 
Por ffreitas 26 de agosto de 2025
Este canal AceleraExport é dedicado ao fomento da cultura do comércio exterior, orientando os seguidores nas melhores práticas de Exportação e Importação do mercado Brasileiro. https://youtu.be/FawoxbWBm5A