Azul Cargo inicia operações com Airbus em 2 rotas e prevê expansão para países da América do Sul

February 19, 2025

A Azul Cargo Express, unidade de cargas da Azul, deu início no último sábado (15) às operações de duas aeronaves Airbus A321P2F com capacidade 50% maior em volume de cargas e 39% a mais de peso, ampliando a capacidade de transporte de mercadorias para até 27 toneladas por voo. Em todo o ano de 2024 foram transportadas 32 mil toneladas de cargas pela empresa.


O evento do voo inaugural do Airbus ocorreu no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, quando uma das aeronaves decolou às 11h rumo a Manaus, uma das principais rotas de cargas do País. O Diário acompanhou a operação no aeroporto, de uma carga variada de produtos, entre eles alimentos, fármacos, vestuário e eletrônicos. No caminho inverso, as cargas também são variadas, mas com predominância de eletrônicos devido à zona franca de Manaus.


Os novos aviões são chamados “cargueiros puros”, adaptados para carregamento completo com cargas, e atenderão ainda a rota Campinas-Recife. Segundo o gerente de frota de carga e operações da Azul, Dario Matsuguma, em aproximadamente três semanas duas novas rotas nacionais deverão ser inauguradas a partir dessa reorganização – com destinos ainda não divulgados. Outra meta da Azul Cargo é iniciar também rotas internacionais de cargas com esses modelos a partir de Viracopos. Há ainda a previsão do início de transporte de cargas de animais, com um sistema de ventilação adaptado para esse tipo de serviço.


“É uma substituição de aeronaves com aumento de capacidade. Estamos tirando dois aviões da frota antiga e colocando dois novos aviões, com capacidade adicional e que vão oferecer maior possibilidade de mais voos“, afirmou o gerente de cargas. “Nós estamos nos preparando tecnicamente para operar em todo o Brasil. Aonde tiver estrutura de solo para operação desse avião, nós estamos nos preparando para operar, inclusive em países da América do Sul“, completou.


Ainda segundo Matsuguma, a conversão de modelos de passageiros como o Airbus para cargueiros permite também o aproveitamento de toda a estrutura já montada da companhia em relação a pilotos, equipes de manutenção e operacional, que atendem voos convencionais com esses modelos. Os voos nesses novos cargueiros são de 4 horas e meia, enquanto as viagens nos cargueiros do modelo Boeing são de 3 horas e meia, porém, conforme a companhia, há ganhos não só no volume mas também no gasto de combustível, com motores mais econômicos.


Foto: Adriano Meneses/Diário Campineiro

Fonte: Diário Campineiro



Por Confraternização e Networking 15 de dezembro de 2025
O tradicional almoço de final de ano da Câmara de Comércio Exterior de Campinas e Região ( CCCER ) não foi apenas um brinde à memória, mas o palco de lançamento da nossa AGENDA 2026! Parceria Estratégica: A união da CCCER , presidida por Márcio Barbado, com a Comissão do Legislativo, liderada pelo Vereador Dr. Yanko, é fundamental. Juntos, debatemos o tema central de 2026: "Os Impactos da Reforma Tributária no Comércio Exterior". O almoço da CCCER é um marco para que lideranças tenham um momento de confraternização e networking. A presença de Secretários de Governo, a exemplo de Marcelo Coluccini, que está à frente da pasta de Planejamento e Representantes do Prefeito Dário Saadi, demonstram a necessidade de somar forças para superar desafios. O Vice-Presidente da CCCER , Luiz Guimarães, destaca que "esse almoço também gera um movimento que define a agenda 2026. Por exemplo, a presença do Prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, à frente da Associação de Prefeitos do Estado de São Paulo, motivou a articulação de uma agenda propositiva da atração de investimentos para o setor de logística". João Rodrigues de Jaguariúna, representando o Circuito das Águas, também sinalizou investimentos para o Turismo. Visão 2026: A articulação com entidades como o CIESP e o Poder Público garante que o trabalho de base e as questões tributárias continuem sendo nossa prioridade. CTA Final (Interação): Qual o principal desafio que a CCCER deve enfrentar para o Comércio Exterior em 2026?
Por ffreitas 6 de novembro de 2025
WEBINAR TRADE FINANCE SOLUTIONS - 30.10.2025 EM PARCERIA COM A RTS INTERNATIONAL E COM A PARTICIPAÇÃO DA CÂMARA DE COMÉRCIO EXTERIOR CCCER &ISP https://youtu.be/AQzhXiDTECw?si=iXpFlkKRiwXPLWkl 
Por ffreitas 22 de outubro de 2025
A Antecipação de recebiveis pode ajudar nos resultados financeiros das empresas exportadoras da região Metropolitana de Campinas e Interior Paulista Convidamos as empresas exportadoras da RMC e do Interior Paulista, estão para o webinar privado dia 30/10 às 12am, via Google Meet, sobre a Antecipação de Recebíveis para o setor Exportador - inscreva-se através do link: https://www.youtube.com/shorts/_oZgygMa4GQ