Alckmin assina acordos para promoção do café brasileiro na maior rede de cafeterias da China e para criação de hub de inovação em Xangai

June 7, 2024

MISSÃO INTERNACIONAL


Viabilizadas pela ApexBrasil, iniciativas fortalecem exposição do Brasil e dos produtos do país no mercado chinês


No segundo dia da missão oficial à China, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, assinou memorandos de entendimento (MOU, na sigla em inglês) para a promoção do café brasileiro na maior rede de cafeterias da China, a Luckin Coffee, e para a criação de um hub de inovação brasileira em Xangai. As duas iniciativas foram pela Agência Brasileira de Promoção à Exportação (ApexBrasil).


A Luckin Coffee, rede de café com mais de 16 mil lojas na China, é a principal importadora de café brasileiro no país. Por meio da parceria, a empresa se compromete a promover e comercializar ativamente o café brasileiro para seus clientes e parceiros. O acordo assinado prevê a compra de aproximadamente 120 mil toneladas de café brasileiro pela rede, no valor cerca de U$ 500 milhões.


“Em 2022, o Brasil exportou US$ 80 milhões em café e no ano passado, foram US$ 280 milhões, praticamente quatro vezes mais que no ano anterior. Agora, só neste contrato com a Luckin Coffee, estamos falando de meio milhão de dólares, o que demonstra que o Brasil, maior produtor e exportador de café do mundo, está abrindo mercados”, afirmou o vice-presidente.


Também presente na assinatura do acordo, o presidente da Agência Brasileira de Promoção a Exportação (ApexBrasil), Jorge Viana, destacou que o acordo de hoje é fruto do trabalho da agência por meio de programas como o ExportaMaisBrasil, ExportaMaisAmazônia e ExportaMaisNordeste, enquanto o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, lembrou que a produção brasileira de café vive transformação, com foco cada vez maior na sustentabilidade.


Alckmin também lembrou o valor social da bebida mais consumida no mundo depois da água. “O café é uma alternativa para o pequeno produtor, pois não é preciso ter milhares de hectares para produzir café, que é uma boa alternativa de renda para a agricultura familiar e o pequeno produtor de café orgânico. Este é um bom caminho, pois tem importância econômica e também social”.


Na mesma linha da sustentabilidade e inclusão social, o CEO da Luckin Coffee, Jinyi Guo, afirmou que mais da metade dos funcionários da rede é composta por mulheres com menos de 25 anos.


A ApexBrasil apoiará as atividades promocionais, fornecendo informações, materiais de marca e facilitando programas de intercâmbio de conhecimento sobre o café brasileiro, incluindo visitas de representantes da Luckin Coffee a fazendas de café e institutos de pesquisa no Brasil. Além disso, ainda em 2024, as duas organizações planejam desenvolver uma atividade promocional especial para aumentar a visibilidade do café brasileiro na China, celebrando os 50 anos de relações diplomáticas entre os dois países.


Hub de inovação em Xangai

Além do acordo com a Luckin Coffee, também firmou-se, nesta quarta, acordo para criação de hub para fomento de comércio e investimentos entre Brasil e China no distrito de Yangpu, em Xangai, sede de empresas de tecnologia como o TikTok. Por meio desta parceria, a ApexBrasil busca a internacionalização de empresas brasileiras no distrito chinês que vem se convertendo em moderno hub de inovação.


“O Brasil pode ser o lugar onde empresas chinesas se instalem para parceria com empresas brasileiras, para a produção de produtos de manufaturas. A casa do Brasil (Xangai) pode ajudar, inclusive, nisso”, afirmou o presidente da ApexBrasil. De acordo com Viana, o espaço deve ser inaugurado ainda este ano com apoio da iniciativa privada brasileira.


O prefeito distrital de Yangpu, Zhou Haiying, afirmou que 5 de junho, data da assinatura do MOU, celebra-se na China o dia da semeadura, um dia especial e muito propício para lançar sementes à terra. “Espero que o evento de hoje seja como plantar uma semente de amizade entre Brasil e China e que o fruto desta parceria seja muito bonito”.


Além dos MOUs assinados pelo vice-presidente, outras parcerias envolvendo entidades brasileiras e chinesas foram firmadas (confira a lista abaixo).


https://www.gov.br/mdic/pt-br







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O Memorando de Entendimento (MoU) será assinado nesta quarta-feira, 30, durante o evento E-Xport Meeting, em São Paulo A Shopee fechou uma parceria com a ApexBrasil para capacitar micro e pequenas empresas brasileiras a atuarem no exterior. O Memorando de Entendimento (MoU) será assinado nesta quarta-feira, 30, durante o evento E-Xport Meeting, em São Paulo. A parceria prevê a realização de webinars, treinamentos técnicos e apoio operacional para que as empresas possam expandir sua atuação no comércio eletrônico internacional por meio da Shopee. Desde que iniciou suas operações no Brasil em 2020, a Shopee já reúne mais de 3 milhões de vendedores locais. Já o marketplace, que é acessado mensalmente por um terço da população nacional, tem mais de 90% das vendas realizadas por meio de vendedores locais. https://www.infomoney.com.br/business/shopee-fecha-parceria-com-apexbrasil-para-internacionalizar-empresas-brasileiras/ Logotipo da Shopee (Foto: REUTERS/Edgar Su) Fonte: https://www.infomoney.com.br/ 
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