Importação de produtos industrializados tem novo recorde no Brasil

February 16, 2024


Reportagens publicadas pelo jornal O Estado de S. Paulo nesta semana (dia 12) mostram que a participação de produtos importados no consumo total de industrializados do Brasil atingiu níveis recordes nos últimos anos. Dados apurados junto à Federação das Indústrias de São Paulo (FIESP) mostram um aumento de 15,4% em 2013 para 23,4% nos dois últimos anos.


Na mesma linha, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) indica que o percentual dos importados foi 25,9% em 2022, a maior participação em duas décadas. Em 2019, antes da pandemia, o índice estava em 23,4%


Especialistas ouvidos pelo jornal indicam que entre os fatores internos responsáveis por este aumento estão as distorções do sistema tributário atual, o alto custo de capital e as deficiências de infraestrutura.


No lado externo, é apontada a lenta recuperação do mercado interno chinês, que tem levado a um aumento no volume e uma redução nos preços dos produtos exportados pelos asiáticos.


Como exemplo, dados apurados pela Abicalçados mostram que o calçado chinês entrou no Brasil durante o ano passado a um preço médio, em dólares, 12% inferior ao valor de antes da pandemia.


Defesa comercial


Tal cenário, aponta o jornal, tem levado setores da indústria nacional a procurar medidas que preservem a concorrência. Desde o ano passado, 60 pedidos por medidas de defesa comercial chegaram à Secretaria de Comércio Exterior (Secex). Algum destes pedidos já deram resultado, como a volta do imposto sobre as importações de carros híbridos e elétricos e a aplicação de medidas compensatórias sobre chapas e folhas de alumínio importadas da China.


Outra demanda do setor produtivo, a tributação de importações abaixo de US$ 50, continua aguardando definição. Em atuação conjunta da CNI com a Confederação Nacional do Comércio (CNC) foi protocolada em janeiro uma ação direta de inconstitucionalidade da isenção junto ao Supremo Tribunal Federal (STF).


Fonte: Redação Rede Web TV

14/02/2024


Por ffreitas 30 de julho de 2025
O Memorando de Entendimento (MoU) será assinado nesta quarta-feira, 30, durante o evento E-Xport Meeting, em São Paulo A Shopee fechou uma parceria com a ApexBrasil para capacitar micro e pequenas empresas brasileiras a atuarem no exterior. O Memorando de Entendimento (MoU) será assinado nesta quarta-feira, 30, durante o evento E-Xport Meeting, em São Paulo. A parceria prevê a realização de webinars, treinamentos técnicos e apoio operacional para que as empresas possam expandir sua atuação no comércio eletrônico internacional por meio da Shopee. Desde que iniciou suas operações no Brasil em 2020, a Shopee já reúne mais de 3 milhões de vendedores locais. Já o marketplace, que é acessado mensalmente por um terço da população nacional, tem mais de 90% das vendas realizadas por meio de vendedores locais. https://www.infomoney.com.br/business/shopee-fecha-parceria-com-apexbrasil-para-internacionalizar-empresas-brasileiras/ Logotipo da Shopee (Foto: REUTERS/Edgar Su) Fonte: https://www.infomoney.com.br/ 
Por ffreitas 16 de julho de 2025
Descubra as feiras internacionais da China e o futuro do comércio exterior https://youtu.be/S2iS9tkUv8E
Por ffreitas 14 de julho de 2025
Atenção importador/exportador não deixe de visitar a Home Show 2025