Importação de produtos industrializados tem novo recorde no Brasil

February 16, 2024


Reportagens publicadas pelo jornal O Estado de S. Paulo nesta semana (dia 12) mostram que a participação de produtos importados no consumo total de industrializados do Brasil atingiu níveis recordes nos últimos anos. Dados apurados junto à Federação das Indústrias de São Paulo (FIESP) mostram um aumento de 15,4% em 2013 para 23,4% nos dois últimos anos.


Na mesma linha, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) indica que o percentual dos importados foi 25,9% em 2022, a maior participação em duas décadas. Em 2019, antes da pandemia, o índice estava em 23,4%


Especialistas ouvidos pelo jornal indicam que entre os fatores internos responsáveis por este aumento estão as distorções do sistema tributário atual, o alto custo de capital e as deficiências de infraestrutura.


No lado externo, é apontada a lenta recuperação do mercado interno chinês, que tem levado a um aumento no volume e uma redução nos preços dos produtos exportados pelos asiáticos.


Como exemplo, dados apurados pela Abicalçados mostram que o calçado chinês entrou no Brasil durante o ano passado a um preço médio, em dólares, 12% inferior ao valor de antes da pandemia.


Defesa comercial


Tal cenário, aponta o jornal, tem levado setores da indústria nacional a procurar medidas que preservem a concorrência. Desde o ano passado, 60 pedidos por medidas de defesa comercial chegaram à Secretaria de Comércio Exterior (Secex). Algum destes pedidos já deram resultado, como a volta do imposto sobre as importações de carros híbridos e elétricos e a aplicação de medidas compensatórias sobre chapas e folhas de alumínio importadas da China.


Outra demanda do setor produtivo, a tributação de importações abaixo de US$ 50, continua aguardando definição. Em atuação conjunta da CNI com a Confederação Nacional do Comércio (CNC) foi protocolada em janeiro uma ação direta de inconstitucionalidade da isenção junto ao Supremo Tribunal Federal (STF).


Fonte: Redação Rede Web TV

14/02/2024


Por Confraternização e Networking 15 de dezembro de 2025
O tradicional almoço de final de ano da Câmara de Comércio Exterior de Campinas e Região ( CCCER ) não foi apenas um brinde à memória, mas o palco de lançamento da nossa AGENDA 2026! Parceria Estratégica: A união da CCCER , presidida por Márcio Barbado, com a Comissão do Legislativo, liderada pelo Vereador Dr. Yanko, é fundamental. Juntos, debatemos o tema central de 2026: "Os Impactos da Reforma Tributária no Comércio Exterior". O almoço da CCCER é um marco para que lideranças tenham um momento de confraternização e networking. A presença de Secretários de Governo, a exemplo de Marcelo Coluccini, que está à frente da pasta de Planejamento e Representantes do Prefeito Dário Saadi, demonstram a necessidade de somar forças para superar desafios. O Vice-Presidente da CCCER , Luiz Guimarães, destaca que "esse almoço também gera um movimento que define a agenda 2026. Por exemplo, a presença do Prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, à frente da Associação de Prefeitos do Estado de São Paulo, motivou a articulação de uma agenda propositiva da atração de investimentos para o setor de logística". João Rodrigues de Jaguariúna, representando o Circuito das Águas, também sinalizou investimentos para o Turismo. Visão 2026: A articulação com entidades como o CIESP e o Poder Público garante que o trabalho de base e as questões tributárias continuem sendo nossa prioridade. CTA Final (Interação): Qual o principal desafio que a CCCER deve enfrentar para o Comércio Exterior em 2026?
Por ffreitas 6 de novembro de 2025
WEBINAR TRADE FINANCE SOLUTIONS - 30.10.2025 EM PARCERIA COM A RTS INTERNATIONAL E COM A PARTICIPAÇÃO DA CÂMARA DE COMÉRCIO EXTERIOR CCCER &ISP https://youtu.be/AQzhXiDTECw?si=iXpFlkKRiwXPLWkl 
Por ffreitas 22 de outubro de 2025
A Antecipação de recebiveis pode ajudar nos resultados financeiros das empresas exportadoras da região Metropolitana de Campinas e Interior Paulista Convidamos as empresas exportadoras da RMC e do Interior Paulista, estão para o webinar privado dia 30/10 às 12am, via Google Meet, sobre a Antecipação de Recebíveis para o setor Exportador - inscreva-se através do link: https://www.youtube.com/shorts/_oZgygMa4GQ