A Câmara Municipal foi palco da palestra de Márcio Barbado

June 5, 2025

No último dia 29/05 Monte Alto - SP recebeu um importante encontro sobre o futuro das cidades. A Câmara Municipal foi palco da palestra de Márcio Barbado, presidente da CCCER, que abordou o tema: “O município precisa incentivar as exportações”.


Com presença da prefeita Maria Helena e do presidente da Frente Parlamentar Cristiano Bueno o evento reuniu autoridades, lideranças empresariais e reforçou o papel da internacionalização e da inovação para o desenvolvimento de cidades mais inteligentes e sustentáveis.



Por ffreitas 16 de julho de 2025
Descubra as feiras internacionais da China e o futuro do comércio exterior https://youtu.be/S2iS9tkUv8E
Por ffreitas 14 de julho de 2025
Atenção importador/exportador não deixe de visitar a Home Show 2025 
Por ffreitas 7 de julho de 2025
Iniciativa do governo federal estabelece a devolução de tributos pagos por micro e pequenas empresas exportadoras. Matéria segue para sanção presidencial Por unanimidade, o plenário do Senado Federal aprovou n a última quarta-feira (02/07), o Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 167/2024 que cria o programa Acredita Exportação. Agora, a iniciativa do governo federal para ampliar e fortalecer a atuação das micro e pequenas empresas no mercado internacional vai à sanção presidencial. O Acredita Exportação permite a devolução de tributos pagos ao longo da cadeia produtiva de exportação por essas empresas, incluindo as optantes pelo Simples Nacional, regime tributário que simplifica o pagamento de impostos e contribuições. “O Acredita Exportação vai incentivar a participação de pequenos negócios do Brasil no comércio exterior. Com ele, essas empresas ganharão mais competitividade, a base exportadora do país crescerá e novas oportunidades de negócios surgirão”, afirma o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin. Programa Acredita Exportação Criado pelo MDIC em parceria com os ministérios da Fazenda e do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), o Acredita Exportação restituirá o percentual de 3% das receitas de vendas ao exterior realizadas por micro e pequenas empresas, valor correspondente à parcela dos tributos pagos ao longo da cadeia produtiva. A devolução pode ocorrer por meio de compensação para pagamento de outros tributos devidos e mediante ressarcimento dos valores ao beneficiário. C onforme dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do MDIC, em 2024 o universo de micro e pequenas empresas exportadoras (somando-se microempreendedores individuais – MEI, microempresas – ME e empresas de pequeno porte – EPP) representou 40%, ou seja, 11,5 mil empresas das 28,8 mil que realizaram vendas externas no período. As exportações dessas empresas atingiram, no mesmo ano, US$ 2,6 bilhões, compondo-se, em sua maior parte, de produtos da indústria de transformação (72,3% do total das exportações realizadas por micro e pequenas empresas). O programa Acredita Exportação integra um pacote de medidas do governo federal que buscam fortalecer as micro, pequenas e médias empresas (MPMEs). Entre elas, destacam-se o Brasil Mais Produtivo, que oferece capacitação, apoio e consultorias especializadas em prol de mais produtividade, redução de custos operacionais e transformação digital; o Proex (Programa de Financiamento à Exportação), o Seguro de Crédito à Exportação, que tem lastro no Fundo de Garantia à Exportação (SCE/FGE); e o Desenrola Pequenos Negócios, que incentiva a renegociação de dívidas. Categoria Empresa, Indústria e Comércio